sexta-feira, 13 de julho de 2018

As certezas absolutas


(caio silveira ramos)

Enfunando os papos,
Saem da penumbra,
Aos pulos, os sapos.
A luz os deslumbra.

(Os sapos – Manuel Bandeira)

Não sei, não, mas acho que vivemos no tempo das certezas absolutas.
Em redes sociais, entrevistas, artigos, livros ou palestras motivacionais, gurus, filósofos, artistas, astronautas, técnicos de futebol, esportistas, celebridades renascidas, influenciadores digitais e até sapos expõem com uma convicção inabalável a receita perfeita para o bem viver. Dissertam sobre a jogabilidade, o sentido da vida e a arte da guerra. Eles sabem o que é certo, eles não gaguejam, eles são vitoriosos e farão você alcançar o sucesso.
Você sempre esteve errado: eles indicarão o caminho.  Seus traumas? Em uma semana, um curso fará você emergir do lamaçal em que esteve perdido: tudo será revelado pelos sapos que coaxarão aos quatro cantos a trilha correta da sua liberdade. Da sua liderança. Da sua vitória.
Por que você pergunta? Por que você questiona? Eles afirmam que você deve questionar, mas repare: eles já têm as repostas.
Talvez eu precise fazer um curso desses. Ouvir uma palestra que arranque todas as minhas dúvidas e me afaste do fracasso. Ou quem sabe eu deva me inscrever em um canal do “Youtube” em que filósofos de palavra e terno justos me digam como criar meu filho, como enfrentar meu passado, como renascer para o futuro.  Pois eu vivo cheio de dúvidas.  Não me orgulho da minha ignorância, mas sei que ela é vasta. Minhas incertezas caminham comigo diariamente.  Mas os sapos coaxam suas certezas.
A auto-ajuda finalmente catapultou-se das gôndolas das livrarias e invadiu sua vida.   E eu nem sei o que almoçarei amanhã.  Mas eles sabem o que eu devo comer e a forma que devo me vestir e me portar. Como devo me posicionar a cada momento. Sabem até em quem eu devo votar.  Do uso do cúrcuma ao reuso de Nietzsche, os sapos dizem que você está fazendo tudo errado. Tudo foi feito sempre errado. Você sempre errou. O mundo errou. Mas eles estão certos.
A vida precisa de certezas.  Como seria possível sem elas construir prédios, desenvolver vacinas, voar sobre os oceanos, ir até a lua, ensinar matemática, executar leis, erradicar doenças, salvar vidas, plantar e colher alimentos, passar de geração para geração os conhecimentos adquiridos pelos povos por tantos séculos?  As certezas são fundamentais para o desenvolvimento humano.  Mas não essas certezas que critico: critico a arrogância dos novos gênios que dizem solucionar qualquer problema existencial por meio de fórmulas simples e discursos vazios. Critico os alardeadores da vida saudável baseados na “existência de vários estudos”.  Critico os que vendem a ilusão do caminho seguro para que sua vida adquira novos rumos e você seja um vencedor. Mas vencer o quê mesmo?
Paro por aqui, antes que eu me encha de certezas e me torne um novo sapo.  Eles que continuem fazendo sucesso, vencendo suas batalhas (seja quais elas forem) e ganhando seu dinheiro coaxando.
Quanto a mim, continuarei dando conselhos ao meu filho: ele precisa de certezas para crescer.
Mas deixarei sempre com ele o benefício da dúvida.

Publicado no Jornal de Piracicaba em 8/7/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INFINITE-SE: